You are currently viewing Como escolher o melhor tipo de absorvente menstrual?

Como escolher o melhor tipo de absorvente menstrual?

Escolher o melhor tipo de absorvente menstrual é algo que já deve ter passado pela cabeça de toda mulher. Afinal, ninguém quer sofrer um escape durante o ciclo, mas quer também sentir-se confortável e segura.

E com diversas opções no mercado, com opções descartáveis e outras duráveis, é natural existir a dúvida sobre qual escolher. Além disso, há mulheres que se adaptam facilmente com o coletor menstrual, enquanto outras preferem os absorventes externos.

No artigo abaixo, apresentamos quais os principais e como escolher o melhor tipo de absorvente menstrual. Vamos conferir?

Absorvente interno

Os tampões são um dos tipos mais conhecidos de produtos menstruais. Feitos de algodão, raiom ou uma mistura dos dois, os tampões são produtos descartáveis ​​com formato cilíndrico. 

Você pode inserir absorventes internos na vagina com um aplicador de papelão ou plástico — ou usando os dedos.

Há uma variedade de absorventes internos no mercado — para fluxos leves a pesados — ou opções perfumadas e não perfumadas. Você também pode comprar absorventes internos de algodão orgânico.

Se o seu corpo tolera bem os absorventes internos, você não conseguirá senti-los. Você pode participar de atividades normais enquanto se veste, como natação ou esportes coletivos, e os absorventes internos são fáceis e convenientes de transportar.

Leia também::: Dicas importantes para manter a higiene íntima

Absorventes externos

O mais comum no mercado é o absorvente externo, feito com fibras naturais ou sintéticas. Os absorventes externos também vêm em uma variedade de espessuras, dependendo do seu fluxo.

Você pode usar absorventes colados na parte interna de suas roupas íntimas — o que é uma grande diferença dos absorventes internos. 

Se você estiver menstruada com mais intensidade, pode se sentir mais confortável usando um absorvente externo. E algumas pessoas podem usar um como reserva para absorventes internos nos dias de menstruação mais intensa.

Coletor menstrual

Os copos menstruais são uma ótima alternativa aos tampões. Você os insere em uma posição semelhante ao tampão na vagina. 

No entanto, em vez de absorver o sangue como um tampão, os copos menstruais o coletam! Eles são pequenos copos em forma de funil feitos de silicone bastante maleável. 

Ali ele reterá o fluxo menstrual e é retirado a cada 12 horas para ser esvaziado, higienizado, e reintroduzido.

Os copos menstruais são considerados uma opção mais ecológica em comparação com um tampão, pois você pode reutilizá-los por até 10 anos. 

Os copos custam mais do que outros produtos tradicionais de época, no entanto, como você pode reutilizá-los, eles podem economizar dinheiro a longo prazo.

Reutilizáveis de pano

Outra alternativa são os absorventes reutilizáveis de pano, que são feitos de tecido tecnológico, impermeáveis e respiráveis. Parecem os paninhos usados antigamente, mas a tecnologia de hoje trouxe mais conforto, praticidade e são mais resistentes.

Calcinha absorvente

E por fim existe a calcinha absorvente. Ela é como uma calcinha normal, mas conta com camadas extras de tecido antimicrobiano que ajudam a absorver o fluxo menstrual, ao mesmo tempo que bloqueiam odores desagradáveis. 

Sua troca varia de acordo com o fluxo de cada mulher e, posteriormente elas podem ser lavadas como outras peças de roupa.

Esse tecido não infla, e se utilizado de maneira correta pode durar até dois anos, aproximadamente 50 lavagens.

Mas para mulheres de fluxos intensos, nos dias de mais fluxo a calcinha não é recomendada para uso isolado. Pode ser usada com outro tipo de absorvente para aumentar a proteção contra vazamentos.

Leia também::: Candidíase de repetição tem cura?

Como escolher o melhor?

Depois de fazer sua pesquisa e ter uma ideia melhor do que você pode gostar, a única coisa a fazer é experimentar! 

Embora a escolha mais popular seja de longe os absorventes externos com abas, cada pessoa é diferente. Por isso, o “melhor” produto é aquele que funciona para si. 

Lembre-se de que você não precisa se limitar a um método para sempre, ou mesmo durante um único período. O que importa é que você está fazendo o que é bom para o seu ciclo e escolhendo os produtos que permitem que você viva sem medo.

Dessa forma, esperamos que tenham gostado do artigo sobre como escolher o melhor tipo de absorvente menstrual. E se deseja receber dicas e novidades sobre saúde e bem-estar, se inscreva em nossa newsletter clicando no botão abaixo!