You are currently viewing Tudo que você precisa saber sobre os primeiros 1.000 dias do bebê

Tudo que você precisa saber sobre os primeiros 1.000 dias do bebê

As experiências nos primeiros 1.000 dias do bebê — que vão desde a concepção até os 2 anos de idade — podem ter um efeito vitalício em sua saúde e bem-estar. 

Por isso, garantir que seu filho tenha o que precisa nos primeiros 1.000 dias ajudará a prepará-lo para uma vida saudável no futuro.

Este é um momento em que seu cérebro, corpo e sistema imunológico crescem e se desenvolvem significativamente.

Para explicar mais sobre a importância dos primeiros 1.000 dias na vida do bebê, e quais cuidados precisam ser tomados, preparamos o artigo abaixo. Vamos conferir???

Os primeiros 1.000 dias do bebê

Pesquisas mostram que os níveis de saúde, nutrição e estresse de uma mãe grávida podem afetar o futuro de seu bebê. 

Depois que o bebê nasce, seu próprio ambiente físico, nutrição e relacionamentos podem ter um impacto vitalício em sua saúde e bem-estar.

Em seus primeiros 1.000 dias, os bebês precisam de:

  • Comida saudável
  • Relacionamentos amorosos
  • Segurança e proteção
  • Hora de brincar
  • Um ambiente saudável — inclusive no útero

O cérebro de um bebê se desenvolve mais rapidamente durante os primeiros 1.000 dias do que em qualquer outra época da vida. 

A forma como o cérebro se molda e se adapta ao ambiente contribui para o tipo de pessoa que o bebê se transformará.

Ou seja, a dieta (nutrição) certa durante a gravidez e na primeira infância ajudará a desenvolver adequadamente o aprendizado, as habilidades físicas e as emoções do bebê.

Além disso, relacionamentos amorosos e seguros são vitais para o desenvolvimento de uma criança. É por meio dos relacionamentos que os bebês aprendem a pensar, entender, se comunicar, demonstrar emoções e se comportar. 

Portanto, brincar, cantar, ler e conversar com seu bebê são maneiras importantes de ajudá-lo a se sentir seguro e amado.

Leia também::: 5 maneiras de estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

Como se preparar para a gestação?

Portanto, quando falamos em preparo pré-gestacional, ele tem uma importância muito grande para não termos desfechos tanto fetais quanto maternos desfavoráveis.

É importante que a mulher tentante faça todos os exames necessários, para entendermos como está seu organismo.

Por exemplo, precisamos saber quais suas necessidades, o que tem de deficiências, o que tem de suficiências, quais suplementações são necessárias, entre vários outros fatores.

Mas é importante lembrar que quando fazemos uma suplementação pré-gestação, estamos também fazendo uma programação metabólica adequada. 

Nela, daremos os nutrientes que ela terá de reserva para nutrir adequadamente o bebê. Isso também prevenirá uma série de problemas.

Muito se fala em suplementar o metilfolato. Mas além dele, há muitos outros nutrientes necessários para se preparar para a gestação.

Nutrientes durante a gravidez e a infância

Quer saber como dar ao seu filho nutrientes suficientes durante os primeiros 1.000 dias? O primeiro passo é fazer uma dieta variada, nutritiva e completa durante a gravidez. 

Assim que seu bebê nascer, ele deve ser amamentado exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses. 

Além disso, o leite materno promove o desenvolvimento saudável do cérebro e tem sido associado a maior inteligência, pontuações de QI e habilidades de função motora. Também como redução do risco de alergias, eczema, problemas estomacais, e certos vírus. 

Além do mais, os cuidados envolvidos na amamentação fortalecem os sentidos e as emoções dos bebês. 

Depois de terminar de amamentar, dê ao seu filho alimentos saudáveis e ingredientes naturais durante sua introdução alimentar. 

A formação do cérebro do bebê

O cérebro do seu bebê precisa de boa nutrição tanto quanto o corpo. Existem nutrientes essenciais que são a base do desenvolvimento do cérebro. 

O cérebro do seu bebê cresce mais rapidamente nos primeiros 1000 dias do que em qualquer outra época da vida. Na verdade, isso começa no início da gravidez e continua na infância. 

Além disso, os períodos mais rápidos de crescimento do cérebro são o último trimestre da gravidez e os primeiros dois anos de vida. 

O que acontece agora estabelece as bases para:

  • habilidades motoras: como seu filho se move 
  • desenvolvimento social: como eles interagem com os outros
  • habilidades cognitivas: seu intelecto e a forma como pensam

Mas os primeiros 1000 dias são quando sistemas cruciais se desenvolvem, como nosso sistema imunológico, que nos protege contra certas doenças, garantindo que permaneçamos o mais saudáveis possível. 

Leia também::: Alimentação na gravidez: o que muda?

Cuide do seu bebê!

Portanto, como papai e mamãe, seu papel é crucial nos primeiros 1.000 dias do bebê! Ou seja, você é a pessoa chave para garantir que seu bebê cresça e se torne uma criança e um adulto saudáveis e bem desenvolvidos. 

Eles dependem totalmente de você para cuidar deles e ajudá-los a atingir seu pleno potencial. 

Se você gostou do que acompanhou aqui, conheça também o curso “Bebê Genial”. Nele, os doutores Domingos e Erica Mantelli falam sobre o que ocorre antes, durante e depois da gestação que afeta diretamente na formação física, psíquica e comportamental do bebê.

Mas para saber mais sobre o curso, e como os primeiros 1.000 dias do bebê são fundamentais para sua vida futura, clique no botão abaixo.