O óleo de coco para a saúde da mulher é repleto de benefícios, tanto na cura de algumas doenças, como na prevenção de muitas delas.
Outra importante função do óleo de coco na saúde da mulher é em relação às relações sexuais. Por exemplo, você sabia que o óleo de coco é um excelente lubrificante vaginal?
Mas para poder usufruir dos benefícios do óleo de coco na saúde da mulher você precisa entender quais são as propriedades do óleo de coco e a melhor forma de usá-lo.
Para saber como fazer isso, confira o artigo abaixo onde falamos dos benefícios do óleo de coco para a saúde da mulher!
O óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele
Por causa de seu alto teor de gordura, o óleo de coco é eficaz na hidratação da pele e pode aliviar o eczema e a irritação.
Para usar, passe uma pequena quantidade de óleo de coco na pele ou use-o como um hidratante labial.
Mas para remover as células mortas da pele, misture um pouco de óleo de coco com açúcar ou sal marinho e massageie suavemente a pele como esfoliante.
Lembre-se de que o óleo de coco pode irritar a pele propensa a acne, portanto, você pode evitar usá-lo no rosto para obter os melhores benefícios do óleo de coco para a pele.
Leia também::: Candidíase de repetição tem cura?
Aumentando o colesterol bom
Existem dois tipos de colesterol: lipoproteína de alta densidade (HDL), ou colesterol bom, e lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou colesterol ruim.
O HDL parece ajudar a reduzir os níveis de LDL, e altos níveis de HDL podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular.
Algumas pesquisas apontam que os triglicerídeos de cadeia média (TCM), um componente do óleo de coco, podem ajudar a aumentar os níveis de colesterol bom. Na pesquisa, os participantes tomaram 1 colher de sopa de óleo de coco duas vezes ao dia durante 8 semanas.
Contudo, resultados variaram. Por exemplo, um pequeno estudo em 2004 descobriu o oposto. Em pesquisas, o TCM dietético aumentou o colesterol ruim em 17 homens jovens saudáveis. Os cientistas não estudaram nenhum outro indicador da saúde cardíaca.
Contudo, descobertas publicadas em 2018 sugeriram que o impacto do óleo de coco extra virgem sobre o colesterol pode ser semelhante ao do azeite. Até o momento, os resultados permanecem inconclusivos e mais estudos são necessários.
Controle de açúcar no sangue
Os resultados de um estudo com animais de 2009 sugeriram que os TMCs, presentes no óleo de coco, podem ajudar a preservar a sensibilidade à insulina.
A revisão também listou os efeitos benéficos específicos à saúde do óleo, e não do óleo de coco, em 29 estudos.
Tem efeitos antimicrobianos
O óleo de coco tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas devido ao seu conteúdo TMC — especificamente, ácido láurico.
O ácido láurico é um ácido graxo que constitui cerca de 50% dos TCMs do óleo de coco.
A pesquisa sugere que pode ter efeitos antimicrobianos contra microrganismos causadores de doenças, como:
- Staphylococcus aureus
- Streptococcus mutans
- Streptococcus pyogenes
- Escherichia coli
- Helicobacter pylori
Além disso, os mesmos estudos mostram que o ácido láurico pode atuar como um agente bacteriostático. Esta é uma substância que evita que as bactérias se multipliquem sem matar as bactérias.
Também pode atuar como um agente bactericida, que destrói algumas bactérias. Além disso, também pode inibir o crescimento de microrganismos prejudiciais às plantas.
Lubrificante natural
Você sabia que usar óleo de coco na vagina pode ter vários benefícios? Aliás, o óleo de coco por si só já é maravilhoso, e ele também contribui para a melhoria da região íntima.
Ele é rico em ácido láurico e ácido caprílico. Conta ainda com propriedades antifúngicas, antioxidantes, bactericidas e calmantes. Ou seja, é um excelente aliado na saúde da vagina.
Além disso, pode ser usado como um lubrificante natural. Porém, não recomenda-se usá-lo com preservativos de látex, já que ele poderá alterar a permeabilidade da camisinha, causando o rompimento do preservativo.
Pode ser usado também como hidratante para a região íntima, principalmente após a relação sexual, principalmente para mulheres que sentem um ressecamento ou dificuldade em urinar após o ato.
Outro benefício do óleo de coco é a manutenção do pH, mantendo a região íntima saudável e com a flora bacteriana em boas condições.
Mas vale lembrar que o óleo de coco puro é um hidratante natural e não contém produtos químicos adicionados que podem causar irritação na pele.
Leia também::: Como escolher o melhor tipo de absorvente menstrual?
Usufrua dos benefícios
Como é possível ver, o óleo de coco para a saúde da mulher promete ser um grande aliado. E também para sua saúde íntima.
Ou seja, você pode usar o óleo de coco na região íntima sim. Mas, antes de levá-lo ao quarto, teste o óleo de coco na pele sensível da parte interna do antebraço. Dois dias depois, experimente um pouco dentro — e ao redor — de sua vagina.
Por fim, se não tiver alguma reação alérgica, poderá usar este produto como lubrificante natural durante a relação sexual.
Espero que tenha gostado do artigo sobre os benefícios do óleo de coco para a saúde da mulher. E para aprofundar seu conhecimento, confira ainda este vídeo que a Dra Érica Mantelli fez sobre o tema para seu canal do Youtube!