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O poder da meditação durante o climatério

Entre as diferentes abordagens naturais disponíveis para o gerenciamento da meia-idade, a meditação durante o climatério tem alguns benefícios exclusivos. 

É uma forma totalmente natural e gratuita de navegar na montanha-russa hormonal da meia-idade.

A menopausa é o período da vida da mulher em que cessa a menstruação, marcando o fim dos anos reprodutivos. A maioria das mulheres atinge a menopausa entre 45 e 55 anos de idade.

E antes de chegar à menopausa, a mulher passa por essa fase. Para saber como a meditação durante o climatério pode ajudar as mulheres a melhorar sua qualidade de vida, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é o climatério

A fase do envelhecimento da mulher que marca a transição da fase reprodutiva para o não reprodutivo é chamado de climatério. 

Esta fase incorpora a perimenopausa estendendo-se por um período variável mais longo antes e depois da perimenopausa.

Neste período, a mulher sente diversas transformações no seu corpo, em função das alterações hormonais que está vivenciando.

E isso pode impactar diretamente em sua qualidade de vida. É por isso que a meditação durante o climatério é uma prática bastante recomendada.  

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Ajuda você a dormir melhor

O sono interrompido é um dos sintomas e que tem efeito colateral para mulheres que estão passando pela menopausa. 

Embora existam muitos remédios naturais diferentes para ajudar com sua insônia, como suplementos e ouvir certas músicas, a meditação também pode fornecer alívio para problemas comuns de sono.

A meditação ajuda você a desestressar e relaxar, o que será útil para ajudá-la a dormir melhor também. 

Isso é incrivelmente útil para as mulheres com mais de 40 anos que têm dificuldade em dormir todas as noites. 

Por isso, passar alguns minutos meditando antes de ir para a cama é um ótimo complemento para sua rotina antes de dormir.

Ademais, se seus problemas hormonais de sono vêm na forma de acordar no meio da noite, a meditação também pode ajudá-la a voltar a dormir. 

Ao encorajar sua mente a esvaziá-la de pensamentos confusos, você terá mais probabilidade de voltar a dormir de forma tranquila até o amanhecer.

Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade

Embora muitas mulheres pensem nas experiências físicas do climatério, como ondas de calor, suores noturnos e cãibras musculares, as alterações hormonais da meia-idade também afetam sua saúde mental.

Mas sentir maior estresse é muito comum durante este período, pois a ansiedade elevada é outra experiência comum da perimenopausa. Para mulheres que nunca sentiram ansiedade antes, pode ser muito perturbador.

Em vez de começar a questionar tudo sobre sua vida, experimente a meditação. Ao desligar o cérebro, você dá um descanso a todo o sistema nervoso simpático. 

A meditação ativa seu sistema nervoso parassimpático, o que significa que todo o seu corpo muda para um estado calmante.

Dessa forma, reduzir o estresse com a meditação durante o climatério é um fator-chave na redução dos efeitos físicos desagradáveis.

Além disso, o estresse também é um fator de risco conhecido para doenças cardiovasculares, o principal fator de morte em mulheres na pós-menopausa. 

Um estudo mostra que a meditação reduziu os níveis do hormônio do estresse cortisol, que muitas vezes se correlaciona com o risco de doenças cardíacas. 

Uma vez que as doenças cardíacas são a principal causa de morte em mulheres com mais de 50 anos, controlar o cortisol é uma estratégia para melhorar a saúde.

Portanto, se você está lidando com muito estresse que a impede de dormir bem ou se sua ansiedade está afetando sua vida pessoal ou profissional, a meditação pode ser a resposta.

Os benefícios para a saúde do coração que a meditação na menopausa proporciona são um grande bônus!

É uma forma de autocuidado

Um dos efeitos menos conhecidos das alterações hormonais do climatério é um desejo maior de ficar sozinha. 

Mas o desafio com isso é provavelmente óbvio: as mulheres que estão passando pelo climatério estão no meio de criar filhos e / ou cuidar de pais idosos. 

Justamente quando nossos corpos querem que finalmente nos priorizemos, somos afogadas com obrigações familiares. 

É uma triste realidade que a fisiologia do nosso corpo esteja fora de sincronia com a realidade moderna. 

Além disso, a carga de trabalho mental criada pelas responsabilidades em casa afeta muito a forma como as mulheres vivenciam a menopausa.

Aliás, ao meditar todos os dias, você está se certificando de reservar algum tempo só para você. Essa prática traz benefícios mentais e físicos. 

Portanto, a meditação durante o climatério é uma maneira de dar a si mesma uma pausa das realidades desafiadoras da vida moderna e viver em harmonia com sua biologia.

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Abrace a meditação durante o climatério

Como fica claro, a medicação durante o climatério é uma prática bastante indicada e que contribui e muito para a melhoria da qualidade de vida da mulher.

Ou seja, basta ela reservar alguns minutos do seu dia para esta prática milenar, e colher todos os seus benefícios.

Espero que tenha gostado do artigo sobre os benefícios da medicação durante o climatério. E para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar, siga o canal da Clínica Mantelli no Youtube!