Você está visualizando atualmente Os principais sintomas da infecção urinária e como tratá-los
This bed is not comfortable as I thought

Os principais sintomas da infecção urinária e como tratá-los

Sofrendo com os sintomas da infecção urinária? A verdade é que existem dois tipos dessa doença: a cistite e a pielonefrite.

Geralmente, a cistite é o quadro inicial, no qual ocorre ardência ao urinar, aumento da frequência urinária e os demais sintomas listados abaixo.

Já a pielonefrite, também chamada de infecção urinária alta, inicia após uma cistite que não foi tratada adequadamente.

Trata-se de um quadro mais grave e pode afetar os rins, além de causar febres e dores lombares.

A doença acomete mais as mulheres por conta da anatomia feminina, isso porque a uretra feminina é menor e mais próxima ao ânus.

Como o local tem muitas bactérias oriundas das fezes é comum, quando não há a higiene íntima adequada, haver a infecção.

Saiba como cuidar da sua higiene íntima aqui!

Principais sintomas

Os sintomas da infecção urinária são bastante característicos e interferem na qualidade de vida da mulher.

São eles:

• Ardência ao urinar (disúria)
  • Aumento da frequência urinária (acima de 7 vezes ao dia)
  • Necessidade de urinar mais que uma vez durante à noite (noctúria)
  • Sangue na urina
  • Dor suprapúbica
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • Alteração na cor, aparência e odor da urina

Os casos mais graves da infecção urinária podem apresentar sintomas como febre, mal-estar e dor lombar.

Em caso de ardência ou dor ao urinar, procure ajuda médica para evitar que a falta de tratamento da infecção urinária evolua para um caso mais grave.

Como saber se estou com infecção urinária?

O diagnóstico da infecção urinária é feito com exame clínico e comprovado por coleta de urina.

Caso haja mais de 100 mil bactérias por mililitro da amostra, é iniciado o tratamento para combater a infecção.

O exame de urina também serve como norteador para o tipo de antibiótico a ser utilizado.

Existe prevenção para os sintomas da infecção urinária?

Melhor que tratar uma doença é buscar a prevenção. No caso da infecção urinária não é diferente.

Confira as nossas dicas para evitá-la:

• Hidrate-se adequadamente
  • Não segure o xixi
  • Urine antes e após relações sexuais

Se você tem o hábito de passar longos períodos com roupas molhadas, tenha cuidado, principalmente se você for mulher.

A verdade é que o uso prolongado de roupas molhadas pode alterar a flora vaginal e acarretar no supercrescimento de bactérias nocivas que podem causar infecção.

Como amenizar os sintomas?

A verdade é que a única forma de amenizar os sintomas da infecção urinária é por meio de antibióticos, para controlar as bactérias.

Seu médico irá prescrever o medicamento mais indicado de acordo com o resultado do seu exame de urina e do tipo da infecção.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente e nos acompanhe no Instagram, onde compartilhamos muitas informações sobre saúde e prevenção.