You are currently viewing Qual a principal causa de infertilidade?

Qual a principal causa de infertilidade?

Não há infertilidade sem causa aparente. Ou seja, sempre há uma causa de infertilidade, e que deve ser investigada. 

E sabemos que a dificuldade para engravidar pode estar ligado a infertilidade feminina, como também à infertilidade masculina. 

Por isso é importante avaliar cada casal individualmente e cada um dos pontos de causas da infertilidade. 

Se o casal não consegue engravidar é preciso entender qual é a causa da infertilidade, que algumas vezes pode envolver mais de um motivo. 

No artigo abaixo falamos mais sobre o tema e também qual a principal causa de infertilidade. Vamos conferir?

Causas de infertilidade na mulher e no homem

Quando um casal tem dificuldades para engravidar, o problema pode ser de infertilidade na mulher ou infertilidade no homem, mas também pode ser um problema de infertilidade nos dois. 

Quando a possibilidade da infertilidade é levantada, alguns pontos precisam ser analisados e isso difere entre homens e mulheres. 

Mas é necessário fazer uma análise específica de diversos fatores reprodutivos tanto no homem quanto na mulher para buscar onde está a fonte e quais são as causas da infertilidade. 

Ou seja, é importante você ter em mente que não são apenas fatores reprodutivos que podem ser o responsável pela infertilidade, outros aspectos da sua saúde podem contribuir para uma baixa taxa de fertilidade. 

São várias as causas de infertilidade no homem e são várias as causas de infertilidade na mulher. 

Leia também::: Quais são os sintomas da disfunção sexual feminina?

Causas da infertilidade que poucos falam

Saiba que infertilidade não envolve apenas o conceito de não fertilizar, mas sim de também não conseguir levar a gravidez a diante, por isso, cuidado!

Nem sempre as causas da infertilidade se dão por problemas maiores, os quais podemos considerar:

  • Obstrução das tubas uterinas;
  • Endometriose
  • Falência ovariana

No entanto, não podemos esquecer que causas menores também podem ser importantes.

Corrimento vaginal

Esse problema pode passar despercebido ou como inofensivo. Mas, dependendo da sua composição, pode ser um dificultador da gestação.

Se esse corrimento estiver repleto de fungos ou sua espessura não favorecer a mobilidade do espermatozoide, o gameta masculino pode morrer ou simplesmente não alcançar o óvulo da mulher.

Lesões no colo do útero

As lesões no colo do útero também podem dificultar a fertilidade, afinal, tem o potencial de alterar a flora vaginal e seu PH. Além disso, pode obstruir o caminho do espermatozoide até o óvulo.

Deficiência de vitamina D

O déficit vitamínico em geral pode prejudicar a fertilidade. A vitamina D, em específico, tem funções de:

  • Prevenir abortos
  • Melhorar a qualidade da ovulação
  • Prevenir hipertensão
  • Reduzir a chance de um parto prematuro

Por isso, quando está em falta, o casal pode ter dificuldades em conseguir a gestação.

Trombofilias

A saber, cada vez mais comuns devido ao nosso estilo de vida, as trombofilias podem ser tanto causa de infertilidade como fator de risco para o abortamento de repetição.

Endometriose

Outra causa de infertilidade bastante comum é a endometriose. O endométrio é um tecido que envolve a parte interna do útero, e que o deixa preparado para receber a gestação quando há fecundação. 

Quando não há fecundação do óvulo durante o período fértil da mulher, não ocorre a gravidez e o corpo elimina o endométrio através da menstruação. 

Mas quando a descamação ocorre de maneira errada, o endométrio pode subir ao invés de descer, e se alojar perto das trompas, útero e ovários, causando inúmeros problemas para as mulheres. 

Os sintomas são fortes cólicas no período menstrual, dores durante a relação sexual e dificuldades para engravidar.

Leia também::: Por que acontece o descolamento da placenta?

Busque ajuda!

É importante deixar claro que uma fez detectada a dificuldade do casal em engravidar, é preciso tentar descobrir as causas e iniciar o tratamento mais apropriado. Na grande maioria das vezes, a situação pode ser revertida.

Mas como mencionamos lá no início, é fundamental que a investigação sobre a causa da infertilidade seja feita no casal, e não apenas na mulher. O homem também tem papel fundamental no processo e a dificuldade pode estar relacionada a ele.

Portanto, quando se iniciar o processo investigação da causa da infertilidade, é essencial que isto seja um trabalho com o casal. Desta forma será possível se obter melhores resultados no processo.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre a principal causa da infertilidade e, para compreender ainda mais sobre o tema, baixe gratuitamente nosso e-book “Principais Motivos da Infertilidade” clicando no botão abaixo!