Você está visualizando atualmente Corrimento vaginal recorrente é normal?

Corrimento vaginal recorrente é normal?

O corrimento vaginal recorrente é visto, muitas vezes, como um tema banal, um tema corriqueiro dentro da ginecologia.

Mas esse é um assunto que compromete muito a qualidade de vida das mulheres e impacta negativamente situações como as relações sexuais, a autoestima e até mesmo na gestação da mulher.

Por isso, é preciso compreender que o corrimento vaginal recorrente não tem nada de normal e que precisa sim ser investigado e tratado! Para saber mais, confira o artigo abaixo!

Secreção e corrimento são diferentes!

É normal que a mulher tenha uma secreção na área genital, ou seja, um líquido fluído de consistência clara, sem cheiro, que não cause coceira, dor ou ardência.

Ele protege a mulher contra várias infecções e garante a lubrificação durante a relação sexual, por isso, não necessita de tratamento.

⠀⠀

O corrimento vaginal é diferente. Ele possui uma cor branca, amarelada ou esverdeada, tem um cheiro bem característico e pode causar dor ou coceira.

Pode ser provocado por vários motivos, surge quando há alguma infecção genital causada por fungos, bactérias ou até alguma doença sexualmente transmissível.

Leia também::: Os diferentes tipos de corrimento e o que eles significam para a saúde da mulher

Infecções vaginais⠀⠀

As principais infecções identificadas pelo corrimento são: candidíase, vaginose e tricomoníase. A clamídia, mioplasma, neisséria e gonorreia, também produzem corrimento, mas como ele fica na entrada do útero, somente um ginecologista poderá identificar.

O tratamento da infecção que está provocando o corrimento, poderá ser feito através de cremes vaginais, antibióticos, banhos de assentos, suplementos indicados para a imunidade e também probióticos para melhorar a flora vaginal e intestinal.

Se não tratado corretamente, pode atingir o colo do útero, bem como prejudicar as tubas uterinas e até os ovários.

Lembrando que corrimentos e infecções vaginais repetitivas não são normais e por isso é importante que seja feito o acompanhamento com uma equipe nutricional também, porque os hábitos alimentares influenciam na saúde da flora vaginal.