Eis um momento aguardado pelos papais e pelas mamães: o trabalho de parto. São nove meses esperando por esse momento tão especial.
Quantos livros, blogs, vídeos você já assistiu e leu para saber tudo o que acontece com o corpo da gestante durante a gravidez? Esse é realmente um assunto muito importante de ser investigado.
Quanto mais você buscar sobre, mais você se sentirá preparado para viver esse momento. Além do mais, o parto é um momento cheio de misticismo e por isso buscar informações em fontes confiáveis é tão importante.
Preparamos esse conteúdo para que você saiba quais são as fases do trabalho de parto. Sabendo de cada uma delas, é possível se preparar ainda melhor para esse momento.
Confira:
Sobre as fases do trabalho de parto
Em geral, as fases acontecem uma na sequência da outra, sem pausas. As fases são: dilatação do colo do útero, período expulsivo e a saída da placenta.
De forma espontânea, é comum que a mulher entre em trabalho de parto entre as 37 e as 40 semanas de gestação. É possível perceber que o trabalho de parto irá começar? Sim, é completamente possível – falamos mais sobre isso adiante.
A média de tempo de um trabalho de parto é de 8 a 14 horas.
Leia mais:: Futura mamãe: Você já conhece o preparo pré-gestacional?
Primeira fase do trabalho de parto: a dilatação
Como falamos, essa fase começa com dilatações irregulares e segue até que atinja os 10 centímetros. Nesse momento você já sabe que o trabalho de parto irá começar. Além disso, é possível separar esse período em dois: a fase latente e a fase ativa.
- Fase latente:
A dilatação é menor do que 5 cm e há um aumento gradual de atividade uterina. Contrações irregulares, aumento das secreções cervicais e perda do tampão mucoso também fazem parte desse período.
- Fase ativa:
As contrações já são irregulares e dolorosas, e a dilatação é maior do que 5 cm.
É importante destacar que não existe uma regra para isso. Esse momento pode variar conforme o corpo de cada mulher. O que listamos aqui é o padrão, o que normalmente acontece.
Esses costumam ser o sinal claro de que o bebê está a caminho. É hora de ir para o hospital!
Expulsão: a segunda fase
Esse é o seguimento da fase ativa. O colo do útero atingiu a dilatação máxima, se inicia a fase de expulsivo e esse período pode durar entre 2 e 3 horas.
É nessa hora que a mulher deve fazer força para a apresentação fetal. Algo muito importante é manter a respiração controlada e que a mulher esteja em uma posição confortável para ela e que facilite o parto.
É neste momento que o bebê nasce!
Para aliviar o trauma no períneo, pode-se realizar técnicas como massagem perineal. Outra possibilidade é a realização de compressas quentes ou proteção perineal com as mãos.
Por fim, a dequitação
Depois do nascimento, o que acontece é a saída da placenta, que pode acontecer de duas formas: naturalmente ou retirada pelo médico.
Além disso, nesse momento é realizado uma avaliação geral na mulher e a tração controlada do cordão umbilical. Também é necessário fazer a administração de ocitocina. Esse é um hormônio que favorece o trabalho de parto e o nascimento do bebê.
Depois da avaliação e constatação de que mãe e bebê passam bem, é hora de realizar a primeira amamentação.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a se preparar ainda melhor para esse momento tão especial!
Se deseja saber mais sobre a saúde, confira os demais conteúdos deste blog. Outra boa dica é acompanhar nosso canal no YouTube e ficar por dentro desse universo.