Você está visualizando atualmente O que é endometriose e quais são os riscos de infertilidade

O que é endometriose e quais são os riscos de infertilidade

A endometriose é algo muito comum. Para se ter noção, essa é uma condição que pode afetar uma em cada dez mulheres.

Além de prejudicar muito a qualidade de vida, a endometriose também traz muitas dúvidas e inseguranças. Uma dúvida muito recorrente nos consultórios é: endometriose pode causar infertilidade?

Para tratar desse assunto e responder todas essas questões, preparamos esse conteúdo. Depois de conferi-lo por completo,

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença que pode afetar muito a qualidade de vida das mulheres. As dores que causam são muito fortes e podem afastar a mulher do trabalho e diversas atividades.

O pior de tudo é que essa é uma doença progressiva. Mas, antes de entender o que é endometriose, precisamos entender o que é o endométrio.

O que é o endométrio?

O endométrio é a camada interna do útero. Durante o ciclo menstrual, essa camada  sofre um espessamento, esperando que a mulher teoricamente tenha uma gravidez. É ali que o bebê começa o seu desenvolvimento.

Quando a mulher não engravida, ocorre a menstruação. A menstruação nada mais é do que a escamação dessa camada interna do útero, juntamente com sangue.

Porém, para parte das mulheres ocorre nesse momento um processo inflamatório. Assim, essas células do endométrio que deveriam sair, acabam migrando para outras regiões.

Elas podem ir para os ovários, para bexiga, na parte intestinal ou outras partes do útero. Isso faz com que a mulher enfrente todos os mês um processo inflamatório. Todo esse processo gera a endometriose.

Quais os sintomas da endometriose?

Além de ser uma doença inflamatória, a endometriose é também uma doença proliferativa. Ou seja, se nada for feito, ela vai continuar crescendo ao longo da vida inteira.

As dores causadas pela endometriose são muito fortes. Elas impedem as mulheres de fazer coisas comuns, como viajar ou trabalhar.

E quais são os sintomas dessa doença? Existem três principais:

• Dor para menstruar
  • Dor na relação sexual
  • Infertilidade

Exatamente! A endometriose pode causar infertilidade. Não estamos falando apenas na dificuldade de engravidar, mas também de levar uma gestão adiante.

Quais os riscos de infertilidade por causa da endometriose:

A endometriose pode causar abortamento de repetição. Isso porque a doença produz secreções altamente inflamatórias, que podem deixar o útero e a pelve inflamada e cosneuquentemente produzir o aborto.

A doença também tem um componente genético. Para se ter noção, já foram encontrados focos de endometriose em autópsias de fetos.

Ou seja, a mulher já nasce com predisposição à endometriose. O aparecimento ou não da doença vai variar conforme os hábitos de vida da mulher.

Como prevenir?

Algo curioso dessa doença é que algumas mulheres com muitos focos de endometriose não possuem sintomas muito fortes. Em contrapartida, algumas mulheres que têm poucos focos, têm dores absurdas.

Existe um número muito grande de mulheres que são subdiagnosticadas. Assim, elas sofrem a vida toda com a doença, sem ter o diagnóstico adequado.

Exames comuns, pedidos em exames de rotina infelizmente não trazem o diagnóstico. Neste caso, a ultrassonografia com preparo intestinal e a ressonância são os mais importantes.

Fazer o exame correto é parte fundamental para ter o diagnóstico certo e poder fazer o tratamento.

Se você quiser conferir tudo sobre o tratamento da endometriose, basta acessar nosso canal no YouTube. Lá temos um vídeo dedicado especialmente a isso. Para conferir, basta acessar este link

Esperamos que esse conteúdo ajude você!