Você está visualizando atualmente O que é o Outubro Rosa?

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento mundial de prevenção do câncer de mama que tem como objetivo a conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e os risco de mortalidade e cura da doença.

Quando começou o Outubro Rosa.

A campanha do Outubro Rosa teve origem na década de 90 nos Estados Unidos e é realizada anualmente durante todo mês de outubro e tem como símbolo as fitinhas rosas.

Nesse sentido, ao longo do mês de outubro, exames gratuitos ou com preços reduzidos são disponibilizados por instituições de saúde no intuito de fomentar a campanha e encorajar as mulheres a realizá-los.

Com isso, se diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de mama responde muito melhor aos tratamentos.

Além disso, em todo o mundo o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres.

De acordo com, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, a cada 100 mil mulheres, cerca de 61 desenvolvem a doença, que ocupa a primeira posição nos em mortalidade por câncer entre as mulheres no país, tendo mais incidência na região Sul e Sudeste.

Desde já, no início a doença não provoca sintoma algum e conforme o tempo vai passando alguns sintomas podem aparecer.

Veja também: Os seus exames estão atrasados?

Os principais são:

• caroço (nódulo) fixo e indolor na mama ou na região embaixo dos braços (axilas);
  • pele da mama avermelhada ou semelhante a casca de laranja;
  • alterações no formato ou no tamanho da mama;
  • liberação de líquido de um dos mamilos (normalmente cor de sangue ou transparente)

Sendo assim, diversos fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da doença como:

• envelhecimento;
  • estilo de vida (sedentarismo, obesidade);
  • hereditariedade (histórico na família de câncer de mama e outras doenças relacionados à vida reprodutiva/hormonal da mulher);
  • ambientais (consumo de álcool e radiação).
Conforme descritos abaixo principais fatores são:
Comportamentais/Ambientais
Obesidade e sobrepeso, após a menopausa
Atividade física insuficiente
Consumo de bebida alcoólica
História de tratamento prévio com radioterapia no tórax
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
Não amamentar
Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
Hereditários/Genéticos
Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem
Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Fonte: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce

Exames:

O exame realizado para detectar o câncer nos estágios iniciais é a mamografia, que cria imagens de dentro da mama que consegue identificar lesões, revelando a presença de tumores ainda muito pequenos, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma.

Da mesma forma, temos também o autoexame que é muito importante e deve ser feito com frequência, pois detecta alterações com mais de 1,5 cm, por isso a mamografia ainda é o exame indispensável.

Ou seja, a mamografia é capaz de detectar nódulos com menos de 1 cm aumentando consideravelmente a chance de cura. O exame preventivo deve ser realizado como método a cada ano  por todas as mulheres acima de 40 anos.

Como realizar o autoexame

O autoexame deve ser feito todo mês, cerca de 3 a 5 dias após a menstruação. Caso não menstruei, faça sempre no mesmo dia. Avaliar se há alterações no tamanho, forma, cor, inchaços, textura, depressões. Se houver alterações que não estavam presentes anteriormente ou perceba diferenças entre as mamas procure um ginecologista ou mastologista.

1.Em frente ao espelho

1. Observar com os braços caídos;
  2. Levantar os braços e observar as mamas;
  3. Colocar as mãos na cintura e observar;

2. Em pé

1. Levantar o braço, colocando a mão para trás da cabeça;
  2. Com a outra mão, apalpar cuidadosamente a mama fazendo movimentos circulares, convergentes para o mamilo, para cima e para baixo;
  3. Pressionar o mamilo de maneira suave;
  4. Repita o processo com a outra mama

Com tudo, a palpação deve ser feita com os dedos das mãos juntos e esticados, com movimentos circulares e de cima para baixo em toda a mama, indo em direção às axilas. Depois, pressionar o mamilo para conferir se não sai nenhuma secreção.

Além disso, ao reconhecer qualquer dos sinais e sintomas citados acima, procure orientação médica!

Realize a mamografia conforme a recomendação do seu ginecologista.

Leia também: Fases do ciclo menstrual: entenda cada fase.