You are currently viewing Como cuidar da febre nas crianças pequenas e quais os sinais de alerta

Como cuidar da febre nas crianças pequenas e quais os sinais de alerta

  • Post author:
  • Post category:Blog

A febre pode ser um sinal de que algo não está bem, ela pode indicar que uma infecção está a caminho por exemplo. Quando os pais sentem que há algo errado e ao medir a temperatura dos pequenos contata-se a febre, é normal que o sentimento de insegurança apareça. Dúvidas surgem na cabeça dos pais: É grave? Devo levar ao pediatra? Pronto socorro? Por isso, neste post falaremos sobre como cuidar da febre nas crianças pequenas quais os sinais de alerta, vamos lá?

Por que temos febre? É normal ter frio e calor?

Saiba que é normal a febre causar ambos frios e calor. Pois quando bactérias e vírus entram em contato com o nosso organismo, fazem com que nosso  corpo libere diversas substâncias para combater esses agentes infecciosos. Essas substâncias “ordenam” ao nosso centro controlador para que aumente nossa temperatura, pois precisamos produzir calor interno. Com isso ficamos com frio e tremendo, as crianças costumam ficar mais quietinhas e enjoadas,  isso é comum no momento de aumento da febre.

Quando ministrada medicação antitérmica, ela faz o efeito contrário, “ordena” ao nosso organismo que as substâncias no centro controlador voltem à posição normal, ou seja 36°C. Nesse momento o corpo precisa perder a temperatura que produziu, por isso sentimos calor e suamos!

Veja também: 5 hábitos na gravidez que podem impactar na saúde do bebê

Quais os sinais de alerta da febre?

A febre é um problema comum entre os pequenos, e muitas vezes eles não conseguem expressar o que estão sentindo. Por isso precisamos entender a febre nas crianças pequenas e quais sinais de alerta!

Nas crianças, causas infecciosas são mais frequentes. Na pediatria, é comum receitar antitérmico para baixar a febre. Quando a febre for alta – acima de 39°C – é normal os pequenos ficarem molinhos e indispostos. Quando a febre baixar, é importante ficara tento aos sinais: Se o pequeno voltou a ficar alegre, ativo e animado como nos outros dias não precisa se preocupar, é possível ir avaliando sua evolução e esperar 2 dias para levar ao médico, caso a febre persista.

Porém se a febre for alta ou se seu filho, mesmo após tomar antitérmico, continuar indisposto, quietinho ou manifestar algum dos sinais de alerta: dor de cabeça forte, vômitos, incômodo para fazer xixi, dores na garganta, ouvido ou barriga é hora de procurar um médico. Estes sinais indicam a necessidade de um tratamento para uma causa específica da febre. Se o pequeno for muito novo, menos de 3 meses, em caso de febre é recomendado sempre a procura de um profissional.

 

Na hora da febre, é importante manter a calma e acompanhar os sinais! Não devemos nos precipitar e levar a criança ao médico sem necessidade e nem deixar o pequeno com sinais de alerta em casa.

Por isso, em caso de alerta, entre em contato com a clínica Mantelli! Nós contamos com uma equipe de profissionais qualificados para o atendimento do seu pitoco!