You are currently viewing Exames e cuidados essenciais para ter antes de engravidar 

Exames e cuidados essenciais para ter antes de engravidar 

Está planejando engravidar? Então é preciso tomar alguns cuidados específicos durante o planejamento. Fazer o que chamamos de preparo pré-gestacional garantirá que você tenha uma gestação tranquila e segura para o bebê.

O preparo do corpo da mulher que vai conceber é uma etapa muito importante. Afinal de contas, ela está prestes a gerar uma nova vida, e para isso seu organismo também deve estar preparado.

Nesse sentido, alguns exames e cuidados essenciais antes de engravidar são fundamentais. E para explicar como tais cuidados devem ser feitos, preparamos o artigo abaixo! 

Importância de exames

Exames ginecológicos e gerais podem encontrar fatores de risco para uma gestação com diabetes, problemas de tireóide e hipertensão arterial. 

O papanicolaou e outros testes ginecológicos também são necessários para detectar possíveis bactérias, como a clamídia, que pode ser prejudicial à saúde da mulher. 

Cuidados como o uso do ácido fólico / metilfolato 3 meses antes de engravidar, podem prevenir a má-formação do tubo neural do bebê. 

Além do ácido fólico, outras vitaminas e suplementos são necessários na fase pré-concepcional, que visam melhorar a imunidade, as chances de concepção e diminuem riscos de abortamento.

Leia também::: Qual a principal causa de infertilidade?

Suplementos na pré-gestação

Quando a mulher já sabe que deseja ser mãe e está se preparando para engravidar, alguns suplementos já podem ser indicados e são muito importantes.

Aliás, dá garantia que o organismo está muito mais equilibrado para receber o bebê, a suplementação também contribui para a formação desse bebê em suas primeiras semanas de desenvolvimento, aquelas em que a mulher nem sabe que está grávida.

Mas em geral, são as primeiras semanas que determinam muitos fatores que irão ocorrer ao longo da gestação. Quanto mais tranquilas e saudáveis forem essas primeiras semanas, melhor para o desenvolvimento do bebê.

Leia também::: Os 5 maiores mitos sobre amamentação

Consulte sempre o médico

Como fica claro, o preparo pré-gestacional, com exames e cuidados essenciais para ter antes de engravidar, é um processo muito importante. 

Acima de tudo, ele visa preparar o corpo e organismo da mulher para gerar uma vida da melhor forma possível, fornecendo todos os nutrientes necessários para a formação do bebê.

Por isso, jamais neglicencie o preparo pré-gestacional. Afinal, ele é uma etapa fundamental no processo de formação do bebê e que trará consequências para toda a vida do seu filho quando bem executado.

Gostou do artigo? Então faça os exames e cuidados necessários se planeja engravidar! E caso queira saber mais sobre o tema, siga nosso canal do Youtube!