Você está visualizando atualmente Quais doenças são mais frequentes na menopausa?

Quais doenças são mais frequentes na menopausa?

Na menopausa, as alterações hormonais podem facilitar o aparecimento de algumas doenças, como por exemplo os cistos e até cânceres. O uso da reposição hormonal natural ou a partir de medicamentos, pode amenizar os sintomas provocados pela menopausa. Porém, eles nem sempre são o suficiente para impedir o aparecimentos de certas doenças. É importante que fiquemos sempre alertas e que marquemos uma consulta ao ginecologista em caso de suspeita. Por isso, no post de hoje falaremos sobre quais são as doenças mais frequentes durante a menopausa! Vamos lá?

Doenças mais frequentes na menopausa

Cistos no ovário ou na mama

Cistos no ovário é uma doença comum na menopausa, eles acontecem com mais frequência por conta das alterações hormonais. Porém é comum não causarem sintomas. Quando são malignos ou há dor, podem ser retirados pelo ginecologista através de uma laparoscopia.

Já os cistos nas mamas podem ser sentidos através do autoexame de toque ou ultrassom. São caroços que surgem nas mamas e quando geram dor ou têm tamanho avantajado, podem ser retirados através da  punção aspirativa.

CLIQUE E VEJA: Quais os exames ginecológicos necessários após a menopausa?

Pólipos cervicais e uterinos

Pacientes com pólipos cervicais podem apresentar sangramento e dor após relações sexuais ou não apresentar nenhum sintoma. Eles são detectados a partir do exame de papanicolau e podem ser removidos na clínica ginecológica ou no hospital.

Os pólipos uterinos também podem causar o sangramento e dor após a relação, além de menstruação abundante. Mas também podem não causar nenhum sintoma. Estes são mais presentes em mulheres que fazem reposição hormonal ou nunca tiveram filhos. O tratamento pode ser feito através de medicação ou cirurgia, e em raros casos pode evoluir para um câncer.

Prolapso uterino

Os sintomas desta doença são a incontinência urinária, dor na relação sexual e a descida do útero. É uma doença mais comum em mulheres que já tiveram mais de um parto normal e é ocasionado pela fraqueza dos músculos pélvicos, que por sua vez é resultado da baixa produção de estrogênio. O tratamento é feito através do reposicionamento do útero em cirurgia ou então a retirada do útero.

Câncer de mama ou no aparelho reprodutor.

O câncer de mama tem como sintomas os caroços na mama e a saída de líquido pelo mamilo. O tratamento varia para cada caso, e pode durar meses ou até anos. É um tratamento mais demorado e pode cirurgia, radioterapia e quimioterapia.