Você está visualizando atualmente Principais cuidados com o corpo antes de engravidar

Principais cuidados com o corpo antes de engravidar

Se você está planejando ter um bebê, existe uma série de cuidados com o corpo antes de engravidar que são importantes para obter uma gestação saudável.

Com isso, é importante consultar um ginecologista obstetra com pelo menos 3 meses antes de engravidar, para que esse profissional possa realizar uma avaliação personalizada e exames que vão auxiliar em uma conduta direcionada para cada caso.

O preparo do corpo da mulher que vai conceber é uma etapa muito importante. Afinal de contas, ela está prestes a gerar uma nova vida, e para isso seu organismo também deve estar preparado.

​Para que a gestação ocorra de forma saudável, nós vamos falar sobre os principais cuidados com o corpo antes de engravidar.

Baixe nosso e-book: Guia de preparo do casal para a gestação!

Exames:

Antes de pensar na gestação é aconselhável que realize alguns exames que vão auxiliar na detecção de algum problema que possa colocar a saúde do bebê e da futura mamãe em risco.

Esses exames são indicados durante a consulta com o seu ginecologista obstetra,  podem encontrar fatores de risco para uma gestação com diabetes, problemas de tireóide e hipertensão arterial.

O papanicolaou e outros testes ginecológicos também são necessários para detectar possíveis bactérias que podem ser prejudiciais à saúde da mulher.

Vacinas:

As mulheres que desejam engravidar devem estar em dia com as vacinas, pois não há dúvidas que a vacina é uma das melhores formas de prevenir doenças.

Dessa forma, é fundamental que a mulher tenha consciência da importância de estarem imunizadas, evitando doenças que poderão afetar o futuro de seus bebês.

A imunização deve ser realizada preferencialmente antes de engravidar, pois algumas delas não podem ser administradas no período da gestação.

Por isso, recomendamos que leve a sua carteira de vacinação na consulta para que o seu médico faça as recomendações necessárias.

Alimentação:

Uma alimentação saudável é fundamental em todas as fases da vida, mas no preparo pré-gestacional é ainda mais importante.

Manter uma alimentação saudável é uma das principais formas de evitar o desenvolvimento de doenças como:

• Hipertensão;
  • Obesidade;
  • Colesterol elevado, entre outras.

Neste momento, o auxílio de um nutricionista pode ser importante para determinar a melhor estratégia alimentar de acordo com cada mulher no preparo pré-gestacional.

Por isso, é importante definir o que não pode faltar no prato, como distribuir as refeições ao longo dos dias, ocorrendo assim uma reeducação alimentar.

Com isso, será possível manter essa reeducação durante a gestação com o objetivo de obter o ganho de peso ideal para promover o desenvolvimento do bebê e armazenar nutrientes para o aleitamento.

Suplementação pré-gestação:

Toda mulher que tem o desejo de se tornar mãe deve procurar um ginecologista antes mesmo de engravidar.

Nesse momento, alguns suplementos já poderão ser indicados para os cuidados com o corpo antes de engravidar.

Ou seja, a suplementação visa garantir que o organismo da mulher já se adapte e torne-se mais equilibrado para receber o bebê.

Além disso, essa suplementação pré-gestação garantirá que a formação do bebê já nas primeiras semanas ocorra da forma correta, mesmo que a mulher saiba que já está grávida.

Contudo, é necessário que o médico faça uma avaliação para definir a necessidade da complementação de vitaminas para cada caso.

Nesse sentido, é fundamental o acompanhamento do profissional antes, durante e após engravidar, para observar se há deficiência de substâncias no organismo da mulher e que elemento está faltando ou pode ser acrescentado para tornar esse organismo ainda melhor.

Com isso, cada etapa é única e as necessidades vão surgindo ao longo de todo o processo.

Atividade física:

O exercício regular promove o relaxamento do corpo, melhora suas funções, contribui para manter o peso ideal entre outros benefícios.

Por isso, recomendamos que realize uma atividade física que lhe traga prazer.

Do mesmo modo que a atividade física durante o período gestacional é muito benéfica, claro, se realizada da forma correta, contando com exercícios adequados e acompanhamento profissional.

Conheça a nossa equipe: https://clinicamantelli.com.br/profissionais/

Consulte sempre o médico!

Como fica claro, os cuidados com o corpo antes de engravida, o preparo pré-gestacional, com exames é um processo muito importante.

Afinal, ele é uma etapa fundamental no processo de formação do bebê e que trará consequências para toda a vida do seu filho quando bem executado.

Conheça o nosso curso Bebê genial.