Você está visualizando atualmente Como a endometriose prejudica as tentativas de gravidez?

Como a endometriose prejudica as tentativas de gravidez?

Algumas pessoas não sabem, mas a endometriose pode ser uma verdadeira vilã quando o assunto é gravidez. Essa condição pode aparecer quando a mulher ainda é jovem, e pode passar despercebida por anos caso os sintomas sejam ignorados. Em alguns casos ela só é descoberta quando a mulher tenta engravidar e não consegue. E por esse motivo, no post de hoje falaremos como a endometriose prejudica as tentativas de gravidez. Vamos lá?

O que é endometriose e como ela ocorre?

O endométrio é o tecido que reveste o útero. Todos os meses, os hormônios fazem com que esse tecido fique mais espesso, para que possa receber o bebê. Mas quando não há formação de embrião, esse tecido se descama e é liberado em forma de menstruação.

Porém, em alguns casos, uma parte desse tecido endométrio não segue o fluxo habitual, e pode retornar para as trompas, fixando-se na cavidade abdominal e podendo aderir à outros órgãos. Quando isso acontece, é denominada a endometriose.

Mas como a endometriose prejudica a gravidez?

A endometriose pode fazer com que o útero desloque-se de lugar, o que dificulta ou impede que o espermatozoide chegue até ele.

Cerca de 70% das jovens as quais a cólica não passa com medicamentos podem ter endometriose. Muitas vezes os sintomas são ignorados e o diagnóstico tardio dificulta o tratamento, podendo resultar em danos mais difíceis de reverter.

CLIQUE E VEJA: Como a idade afeta a fertilidade

Como é feito o tratamento?

O tratamento deverá ser prescrito por um médico capacitado. Cada caso terá um tratamento mais indicado, e é de suma importância que ele siga as orientações do médico.

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de anticoncepcionais de uso contínuo, para que não ocorra a descamação do endométrio e a mulher não menstrue. Em outros casos, pode ser indicada a laparoscopia, procedimento realizado sob anestesia, que identifica onde estão os tecidos a serem retirados.

Se mesmo com os tratamentos, a gravidez de forma natural não ocorra, há alguns métodos alternativos. Como a inseminação intrauterina, onde espermatozoides selecionados são colocados no útero. Ou então a fertilização in vitro, na qual a fecundação é feita em laboratório, e após isso é introduzido no corpo da mulher.