Como a idade afeta a fertilidade?

A idade é um fator que pode influenciar muito na fertilidade. Hoje em dia com a presença de tecnologias avanças é muito mais fácil ter um controle sobre engravidar ou não, porém, o fator idade é incontrolável. Por esse motivo, no post de hoje falaremos sobre como a idade afeta a fertilidade! Vamos lá?

Qual o momento certo para engravidar?

Naturalmente, a idade afeta a fertilidade, pois a fertilidade tende a diminuir conforme o avanço da idade. Deixar para ter um filho mais tarde é uma opção muito comum, porém junto dela vem a diminuição da probabilidade de engravidar e também o aumento da possibilidade de complicações. Mas apesar de tudo isso, não há uma idade exata melhor para engravidar, cada casal saberá qual o melhor momento para este acontecimento. Se você tem mais de 30 ou 40 anos, saiba que é possível ter uma gravidez sem complicações e um bebê saudável apesar da idade.

Clique e veja: Excesso de peso atrapalha a gravidez?

Fertilidade X Idade

20 anos – Com essa idade, é quando as mulheres têm maior chance de engravidar, pois é o momento de maior fertilidade. Na casa dos 20 anos, a mulher possui maior quantidade de óvulos de boa qualidade, e também possui menos riscos para complicações.

30 anos – A partir dos 30 anos, a fertilidade começa a diminuir gradualmente, e após os 35 essa queda se acentua. As mulheres nascem com cerca de um milhão de óvulos, que vão sendo perdidos a cada ciclo menstrual. Com cerca de 37 anos de idade, o número de óvulos cai para cerca de 25 mil. Além disso, com essa idade os riscos de complicações aumentam, sendo comum os médicos pedirem exames médicos adicionais.

40 anos – Aos 40 anos, a queda nas chances de engravidar se acentuam. As chances de engravidar com 3 meses de tentativas são de somente 7%. Além de diminuir a quantidade de óvulos, nessa idade a qualidade deles também diminui, aumentando as chances de defeitos congênitos e outras complicações.

Veja também: Cuidados ao suplementar ácido fólico na gravidez

Engravidar mais tarde

Se você tem mais de 35 anos e tenta engravidar há pelo menos 6 meses, é indicado que você consulte com um especialista em reprodução. Este especialista será capaz de verificar se há algum problema e propor possíveis soluções. Existem medicamentos e técnicas que estimulam a produção de óvulos, e que podem ajudar neste momento.

 

A gravidez é um momento único e especial na vida de uma mulher, e nós da Clínica Mantelli auxiliamos para que ela seja o mais segura e saudável possível.  A clínica conta com uma equipe de profissionais especializados e qualificados para melhor lhe atender. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

 

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp