Existe apenas um tratamento ideal para a SOP?
Dissatisfied girl keeps hands on crotch, presses lower abdomen, needs toilet badly, has syndrome of cystitis, wears spectacles, pink t shirt and denim sarafan, isolated on purple wall. Health problem

Existe apenas um tratamento ideal para a SOP?

Quem sofre com a Síndrome do Ovário Policístico sabe o quanto isso atrapalha a sua vida. No senso comum, o tratamento para a SOP é o anticoncepcional. 

Mas será que existe apenas um tratamento ideal para a SOP? Podemos garantir para você que não. Na verdade, cada caso exige um diagnóstico específico e deve ser tratado com muito cuidado. 

Por isso, neste texto vamos abordar quais os tratamentos possíveis, como é feito o diagnóstico e muito mais. Confira:

Existe apenas um tratamento ideal para a SOP?

Já vamos deixar algo bem claro: a SOP é uma doença sem cura. É por esse motivo que muitas mulheres ficam aflitas, como medo de nunca conseguirem engravidar ou nunca ter a menstruação regulada.

O que a SOP tem a ver com gravidez? Falaremos sobre isso logo mais. 

Existe um boato de que o único tratamento para SOP é o anticoncepcional, mas isso não é verdade. 

É claro que o anticoncepcional vai reduzir alguns dos sintomas como oleosidade de pele, acne ou crescimento de pelos. Mas tratar um distúrbio hormonal com mais hormônio não é a melhor opção.  

O trio para tratamento da SOP que precisa ser levado a sério:

Existe um trio que precisa ser levado a sério no tratamento. É o que vai ajudar verdadeiramente: 

  • Dieta balanceada;
  • Suplementação alimentar;
  • Atividades físicas;

A SOP é uma condição relacionada principalmente com a dieta. Então, é necessário uma equipe multiprofissional para fazer uma dieta específica. Muitas vezes, essa dieta vai reduzir a quantidade de carboidrato.

Além da dieta, a suplementação individualizada também é muito importante. Os benefícios são vários.

Existem diversos estudos mostrando que determinados suplementos têm ação específica nos ovários. Seja para ajudar a regular os hormônios, como a melhorar todos os sintomas. 

Para finalizar, a atividade física não pode ficar de fora. É esse trio que vai ajudar a regular os hormônios da mulher, voltar a ter qualidade de vida e diminuir os sintomas. 

SOP: uma das causas de infertilidade

Como a SOP é uma síndrome plurimetabólica, caracterizada principalmente pelo aumento dos hormônios e resistência insulínica, ela aumenta a chance de infertilidade. 

Alguns dos sintomas são aumento de acne, aumento de pelos no rosto, irregularidade menstrual e dificuldade de emagrecimento. Os primeiros sinais podem se manifestar antes mesmo da vida adulta, na adolescência. 

Como é feito o diagnóstico da SOP? 

Por ser uma doença que facilmente é confundida com outras, o diagnóstico da SOP é muito importante. A partir dele é possível fazer o tratamento exato. O diagnóstico pode incluir:

  • Visita ao ginecologista: A partir do exame clínico e da conversa, vai ser possível saber como é o dia a dia da mulher. 
  • Ultrassonografia: Pode ser pélvica ou transvaginal. 
  • Análise laboratorial: Dessa forma é possível observar alterações nos hormônios ou aumento no metabolismo. 

Esteja sempre bem informado e com a saúde em dia 

Estar bem informado e buscar ajuda de especialistas é o melhor caminho. Assim, quem vive com a SOP pode ter uma diminuição significativa nos sintomas e viver com mais qualidade de vida. 

Para continuar bem informado sobre assuntos como esse, nos siga nas redes sociais. Lá, estamos constantemente divulgando conteúdos importantes sobre a saúde da mulher.