Você está visualizando atualmente As mamas voltam ao normal após o parto?

As mamas voltam ao normal após o parto?

• Categoria do post:Blog / Mídia

Podem ocorrer alterações nas mamas durante e após o parto, independentemente de a mulher amamentar ou não. Os sintomas comuns incluem seios ingurgitados e mamilos doloridos.

Aliás, auando você vai ter um bebê, espera que seu corpo passe por grandes mudanças. Você sabe que sua barriga vai crescer, seu cabelo deve ficar mais brilhante e sua pele pode até ter aquele tão falado “brilho de gravidez”.

Mas isso não é tudo. Você pode se surpreender ao saber que seus seios também passarão por muitas mudanças, mesmo depois que seu filho chegar. E a dúvida maior é saber se as mamas voltam ao normal após o parto.

Para essa pergunta, apresentamos as respostas abaixo!

O que acontece com as mamas na gestação?

Muitas mulheres acham que seus seios ficam sensíveis muito cedo na gravidez. Para algumas mulheres, esta é a primeira dica de que estão grávidas.

Se seus seios formigarem ou ficarem sensíveis ao toque, isso é normal. É um efeito colateral comum causado por todos os hormônios extras que circulam pelo corpo.

Se você notar algum caroço em qualquer ponto, diga ao seu médico, para que possa descobrir o que é.

Mudanças de cor

Os hormônios em seu sistema podem alterar a aparência de seus seios durante a gravidez. Muitas mulheres descobrem que a aréola – a área ao redor do mamilo – fica mais escura durante a gravidez. Isto é normal. A cor pode ou não clarear após o parto.

Você pode notar novas veias azuis logo abaixo da superfície da pele da mama. Isso também é normal. Isso acontece porque o corpo aumenta o suprimento de sangue para os seios quando você está grávida.

Novo Tamanho

Provavelmente, você vai querer comprar sutiãs novos, porque seus seios podem aumentar um ou dois tamanhos durante a gravidez. Pode acontecer durante o primeiro trimestre, conforme seu corpo acumula depósitos de gordura, ou mais tarde, conforme seu corpo se prepara para a amamentação.

O corpo ainda libera estrogênio e progesterona, especialmente no início da gravidez. A progesterona impulsiona o crescimento das glândulas de leite, enquanto o estrogênio faz com que os dutos de leite se desenvolvam.

Se precisar de sutiãs novos, experimente sutiãs de gravidez ou maternidade, que oferecem conforto e suporte macio, muitas vezes sem fios. Você pode até usá-los para dormir à noite.

Seios após a gravidez

Após a gravidez, seus seios recebem sinais do hormônio prolactina e, imediatamente após o nascimento, os níveis de estrogênio e progesterona caem. A prolactina faz com que os seios comecem a produzir leite.

O ingurgitamento mamário é uma dor pós-parto comum e ocorre quando as mamas ficam cheias de leite. Isso ocorre freqüentemente quando seu corpo começa a produzir leite, e a dor e a sensibilidade podem ser aliviadas com a amamentação ou com uma bomba.

Os dutos de leite bloqueados podem causar mais problemas. Eles são evidentes por meio de nódulos pequenos, mas dolorosos, e podem ser evitados com massagem, troca de posições durante a alimentação e evite usar roupas justas.

A maioria das mulheres começa a desmamar seus bebês do leite materno após 6 meses – embora quando e como interromper a amamentação varie e possa ser diferente para cada mulher. Depois de desmamar seu filho da amamentação, seus mamilos e seios podem voltar ao tamanho anterior. Seu corpo absorve o leite restante.

No entanto, se você não voltou ao peso anterior à gravidez – o que não é necessariamente esperado – seus seios podem permanecer maiores após a gravidez. Claro, isso varia de mulher para mulher. Como a pele dos seios foi esticada, isso pode contribuir para a aparência “flácida”, muitas vezes indesejada.

Aproveite cada momento

Lembre-se de que a gravidez e a pós-gravidez são tempos lindos. Aproveite-os! Seu corpo é uma máquina incrível e poderosa. Cuide disso e ele cuidará de você.

Embora muitas alterações mamárias ocorram naturalmente após o parto, é importante discutir quaisquer sintomas incomuns ou preocupantes com um médico. Os sintomas que requerem atenção médica incluem dor na mama acompanhada de febre ou nódulo mamário persistente que causa ondulações na pele.

Seu médico conhece você, sua saúde e seu bebê e serão capazes de lhe dar os conselhos e informações mais pertinentes sobre sua situação. E caso tenha dúvidas ainda sobre as mamas após o parto, aqui na Clínica Mantelli estamos prontos para lhe atender!