Fertilidade: quais as chances de engravidar em cada idade?

Muitos indicadores podem ser interpretados para determinar as probabilidades de gravidez. E um que as pessoas costumam questionar é quais as chances de engravidar em cada idade. 

 

A idade é um indicador muito importante usado para determinar as chances de uma mulher engravidar. Além disso, a combinação de idade e tempo de tentativa de engravidar fornece informações sobre quando procurar uma avaliação de fertilidade.

 

Chances de engravidar por idade

Ao nascer, as mulheres terão todo o seu estoque vitalício de óvulos. À medida que as mulheres envelhecem, a qualidade e a quantidade desses óvulos começam a diminuir. Isso, combinado com o fato de que a reprodução humana não é o processo mais eficiente, torna o tempo chave.

 

Muitos ficam surpresos ao saber que a cada mês, em média, uma mulher tem apenas 15% a 20% de chance de conceber. Por exemplo, para mulheres na faixa dos 20 anos, as chances de engravidar em 1 ano são de 78% a 86%. Já entre 30 a 34 anos, as chances de engravidar em 1 ano são de aproximadamente 63%. 

 

Por fim, mulheres de 35 a 39 anos, as chances de concepção em 1 ano diminui para 52%. Essa taxa continua a diminuir na faixa dos 40 anos, até que ela alcance a menopausa, geralmente entre 48 e 55 anos.

 

Isso não quer dizer que depois de 12 meses de tentativas, a concepção magicamente diminui. Mas sim que a maioria dos casais férteis terá concebido. E os casais que não o fizeram podem provavelmente ter alguma forma de infertilidade.

 

LEIA TAMBÉM>>> Quais fatores que mais prejudicam a fertilidade masculina?

 

Como aumentar suas chances de engravidar 

Independentemente da sua idade, você pode maximizar suas chances de conceber a cada mês, descobrindo exatamente quando você ovula.

 

A ovulação geralmente ocorre 14 dias antes de sua próxima menstruação, não importa a duração do seu ciclo. Por exemplo, se você tem um ciclo de 34 dias, ovula por volta do dia 20. Uma mulher com um ciclo de 26 dias ovularia no dia 12. 

 

Qualquer que seja a data da ovulação, planeje ter relações sexuais nos cinco dias anteriores a esse dia e nos dois dias seguintes. Você saberá que está perto da ovulação quando começar a produzir muco cervical límpido e escorregadio, que começa um a quatro dias antes da liberação do óvulo.

 

A fertilidade feminina

À medida que as mulheres envelhecem, a fertilidade diminui devido a alterações normais relacionadas com a idade que ocorrem nos ovários. Ao contrário dos homens, que continuam a produzir esperma por toda a vida, a mulher nasce com todos os folículos que contêm óvulos nos ovários que ela jamais terá. 

 

Ou seja, ao nascer, existem cerca de um milhão de folículos. Na puberdade, esse número terá caído para cerca de 300.000. Dos folículos remanescentes na puberdade, apenas cerca de 300 serão ovulados durante os anos reprodutivos. A maioria dos folículos não é consumida pela ovulação, mas por meio de um processo contínuo de perda gradual denominado atresia. 

 

A atresia é um processo degenerativo que ocorre independentemente de você estar grávida, ter ciclos menstruais normais, usar métodos anticoncepcionais ou estar em tratamento para infertilidade. 

 

Conversas importantes

Se você deseja ter um bebê — agora ou em algum momento no futuro —, é muito importante entender como a idade afeta suas chances de engravidar e ter um bebê saudável. 

 

Por isso, conversar com seu médico sobre seus planos para ter filhos pode ajudá-la a entender como você pode aproveitar as melhores chances de ter um bebê. Mas se você está em um relacionamento, conversar sobre se e quando gostariam de ter filhos pode ajudar você e seu parceiro a entenderem os pensamentos um do outro sobre ter uma família.

 

Dessa maneira, tudo fica mais fácil e permite que juntos possam fazer o melhor planejamento. E se gostou do nosso artigo sobre chances de engravidar em cada idade, nos siga também em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram, com informações valiosas para você e sua saúde!

 

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp