Qual é a importância da mamografia?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Por isso, a importância da mamografia é tão importante para a saúde das mulheres.

 

A mamografia de rastreamento é o único método comprovado para reduzir as mortes por este tipo de câncer, fazendo a detecção precoce. O exame de mamografia salva vidas e é uma das medidas mais fáceis que as mulheres podem tomar para ser o mais saudável possível e detectar um possível câncer de mama precocemente.

 

Importância da mamografia

Os médicos recomendam que mulheres com 40 anos ou mais façam mamografias anuais. No passado, havia controvérsia sobre se as mulheres deveriam ou não fazer mamografias entre as idades de 40 e 50. 

 

No entanto, estudos recentes mostraram que o câncer de mama tende a ser mais agressivo em mulheres nessa faixa etária. Por isso é especialmente importante para as mulheres fazerem mamografias anuais a partir dos 40 anos.

 

Os principais fatores de risco do câncer de mama incluem idade, genética e densidade mamária. O risco de desenvolver câncer de mama aumenta com a idade. Depois dos 50 anos, a probabilidade de desenvolver câncer de mama em 10 anos é de 1 em 43. 

 

Mulheres que têm um parente próximo que teve câncer de mama também apresentam risco aumentado: cerca de 5 a 10% dos casos de câncer de mama resultam de mutações genéticas herdadas. 

 

Mulheres com tecido mamário denso, conforme visto pela mamografia, têm um risco significativamente aumentado em comparação com aquelas sem seios densos.

 

Todas devem fazer

No entanto, as mulheres sem nenhum fator de risco para câncer de mama ainda devem fazer mamografias anuais porque a grande maioria das pacientes com câncer de mama não tem nenhum fator de risco. 

 

Aproximadamente 75% das pacientes diagnosticadas com câncer de mama não apresentam fatores de risco. Isso torna muito mais importante que todas as mulheres façam uma mamografia de rastreamento a cada ano.

 

Fazer uma mamografia de alta qualidade e fazer um exame clínico das mamas regularmente são as maneiras mais eficazes de detectar o câncer de mama precocemente.

 

A detecção precoce significa que o tratamento pode ser menos extenso e o prognóstico é melhor. Sem mamografias regulares, os tumores podem passar despercebidos, permitindo que o câncer de mama cresça e se espalhe para outras partes do corpo. 

 

Como nem todos os cânceres de mama são visíveis pela mamografia. Por isso, é muito importante que um profissional de saúde faça exames clínicos anuais e avise-o sobre quaisquer alterações detectadas entre os exames.

 

Faça o autoexame regularmente

Além da importância da mamografia, é importante que as mulheres façam o autoexame regularmente. Portanto, colocar o toque como algo cotidiano permite que as mulheres conheçam melhor seu corpo e possam, ao primeiro sinal, detectar algo errado e buscar o atendimento especializado.

 

Aqui na Clínica Mantelli temos profissionais especializados que poderão lhe ajudar na detecção de qualquer anormalidade, e indicar o melhor tratamento. E para isso, a importância da mamografia do processo é inigualável!

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp