Amamentar previne o câncer de mama

Você sabia que a amamentação pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer na mãe? e que amamentar previne o câncer de mama? Se não sabia, então você vai conhecer mais uma das vantagens desse ato de amor entre mãe e bebê!

 

A maioria das pessoas sabe que a amamentação traz muitos benefícios. Provavelmente todos nós já ouvimos que é a melhor fonte de nutrição para a maioria dos bebês e oferece muitos benefícios à saúde dos bebês. 

 

Os benefícios à saúde para mulheres que amamentam, entretanto, são menos conhecidos. Além de diminuir o risco da mãe de desenvolver diabetes tipo 2 e hipertensão, a amamentação também pode diminuir o risco de câncer de mama e de ovário. 

 

A importância da amamentação

É importante saber que a amamentação ajuda não só a saúde do bebê, mas também a saúde da mãe!

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno nos primeiros 6 meses de vida. E que continuem após a introdução de alimentos sólidos por um ano ou mais.

 

A amamentação é importante para a saúde geral. Por exemplo, os bebês amamentados têm menor risco de asma, obesidade, infecções respiratórias e de ouvido, síndrome da morte súbita infantil e infecções gastrointestinais, como diarreia. A amamentação para as mães também reduz o risco de hipertensão, diabetes tipo 2 e câncer de mama e de ovário.

 

Uma razão pode ser que, quando uma mulher está amamentando, ela experimenta mudanças hormonais que podem atrasar o retorno de seus períodos menstruais. Isso reduz sua exposição a hormônios como o estrogênio, que estão ligados a um risco aumentado de câncer de mama e de ovário.

 

Duração da amamentação

A escolha de amamentar é muito pessoal, mas há algumas evidências de que fazê-lo por mais de 6 meses pode reduzir o risco de câncer de mama, independentemente de sua idade ou estado de menopausa.

 

Isso é apoiado em parte por pesquisas em que mulheres em países de baixa renda⁠ – ⁠que quase invariavelmente amamentam por mais tempo⁠ – tiveram taxas mais baixas de câncer de mama. Elas também registraram taxas nominalmente reduzidas de câncer de ovário e diabetes tipo 2.

 

Com base nessas descobertas, os pesquisadores citam que aumentar a taxa e a duração do aleitamento materno em todos os países, independentemente da renda, poderia prevenir até 20.000 mortes por câncer de mama a cada ano.

 

Uma palavra de apoio

Embora a amamentação tenha benefícios para a saúde, a forma como você escolhe alimentar seu filho depende de vários fatores importantes. A melhor escolha é aquela que você acha que é a certa para você e seu bebê.

 

Mas os desafios da amamentação são mais comuns do que você pode pensar e podem atrapalhar os melhores esforços até mesmo das mães mais comprometidas. Seja gentil consigo mesma ao navegar pelo melhor caminho a seguir.

 

Portanto, se gostou de nosso artigo sobre como amamentar previne o câncer de mama, a convidamos a nos seguir em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram, sempre trazendo assuntos relevantes para sua melhor qualidade de vida!

 

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp