Quais fatores que mais prejudicam a fertilidade masculina?

Quando o casal tenta ter filhos por mais de um ano, e não obtém sucesso, algo pode estar errado e a consulta com um especialista é indicada. Nos homens, o problema pode ser diagnosticado através de um espermograma, onde a capacidade de locomoção e a vitalidade dos espermatozoides são avaliadas. No post de hoje, falaremos sobre quais fatores prejudicam a fertilidade masculina, vamos lá?

Fatores que prejudicam a fertilidade masculina

1. DST

As doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia e gonorreia, podem desencadear inflamações nos testículos e no epidídimo, impedindo a passagem dos espermatozoides.

2. Excesso de peso

O volume avantajado na cintura pode aumentar a temperatura nos testículos, o que altera a qualidade do sêmen. Uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas costumam ser a melhor e mais simples solução para esse problema.

3. Idade

Pode parecer estranho, pois até pouco tempo sempre acreditou-se que os homens mantinham intacta sua capacidade de reproduzir durante toda a vida. Porém, a partir dos 50 anos de idade, a qualidade e quantidade de espermatozoides podem começar a diminuir.

4. Anabolizantes

Substâncias à base de testosterona, comum entre praticantes de atividades físicas que pretendem aumentar seus músculos, têm efeitos negativos sobre a fertilidade masculina. O homem pode acabar tendo o número de espermatozoides reduzidos ou até ficar estéril.

CLIQUE E VEJA: Como a idade afeta a fertilidade

5. Cigarro

O cigarro contém diversos componentes químicos prejudiciais, por exemplo o cádmio, que se depositam nos testículos e não podem ser retirados. Ele também prejudica os vasos sanguíneos, que na região são finos e frágeis, que dificultam a passagem de oxigênio e nutrientes para o saco escrotal.

6. Trauma

Traumas leves, como levar uma bolada por exemplo, não apresentam riscos quanto à fertilidade masculina. Porém, traumas com colisão muito intensa, podem apresentar risco de ruptura dos tecidos que recobrem os testículos. Por esse motivo, caso a dor e inchaço não passarem, indica-se a ida ao pronto-socorro.

7. Varizes na região

A varicocele, conjunto de varizes que pode se formar no saco escrotal, é uma grande vilã da fertilidade do homem. Nesse caso, acontece um aumento do tamanho de veias no local, o sangue represado ali aumenta a temperatura da região. Essa temperatura elevada e outras possíveis alterações prejudicam a produção dos espermatozoides. Para acabar como esse problema, uma cirurgia relativamente simples é realizada. E o mais importante é detectar o problema o quanto antes.

Veja também: Excesso de peso atrapalha a gravidez?

 

Problemas com a fertilidade nem sempre estão relacionados à mulher. Homens também devem se cuidar e manter a saúde em dia para que possam trazer um novo membro à família!

Esperamos que o post de hoje tenha sido útil e lhe ajude a tirar dúvidas referentes à fertilidade masculina. Em caso de dificuldades ao engravidar, entre em contato com a Clínica Mantelli, nós contamos com profissionais qualificados para atendê-lo com a excelência que você merece!

 

 

 

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp