Como fica o sono na gravidez?

No início da gestação, as intensas modificações hormonais provocam cansaço e sono excessivo. E a fadiga volta a aparecer na reta final!

Um dos sintomas mais comuns da gravidez é um intenso e aparentemente inexplicável cansaço, que frequentemente vem acompanhado de sono excessivo!

Isso acontece porque o organismo precisa de uma demanda extra de energia para que o feto possa se desenvolver.

É normal que a gestante, nos seus primeiros meses de gravidez, se canse por tudo e a cama parece sempre ser o local em que ela melhor se sente.

Como as primeiras semanas de gestação afetam a gestante?

As primeiras semanas de gestação podem ser terríveis para a futura mãe, pois além do cansaço e do sono, também são muito comuns as náuseas e os vômitos.

Para algumas mulheres, a palavra cansaço pode soar até como um eufemismo, porque o que elas realmente sentem é mais do que cansaço, é uma sensação de exaustão.

Como vencer o cansaço durante a gravidez?

Nessa fase, boas horas de descanso são recomendadas às grávidas. Mas os cuidados para ter um pouco mais de disposição devem ser tomados mesmo antes da gestação, quando a mulher ainda está planejando ter o bebê.

Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção, principalmente com a alimentação.

A gestante precisa consumir ácido fólico, uma vitamina do complexo B presente em espinafre, brócolis, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.

A deficiência dessas vitaminas pode causar uma malformação do tubo neural do bebê, que está iniciando o seu desenvolvimento.

O cansaço e as atividades físicas

Apesar de o cansaço aumentar, as atividades físicas podem e devem continuar fazendo parte da rotina da futura mamãe!

Os exercícios auxiliam no controle do peso, e diminuem o risco de diabetes gestacional, hipertensão arterial e problemas na coluna!

Uma atividade que traz muitos benefícios e não causa um gasto de energia exagerado é o pilates, que fortalece toda a musculatura do corpo, relaxa a mente e prepara a mulher para o parto.

Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem também ajudam a ter melhores noites de sono, pois reduzem o estresse.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, procure um profissional qualificado! Agende sua consulta clicando aqui.

Até breve,

Equipe Clínica Mantelli.

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp